Rodeio 2017 - O "querer" que apela à "ignorância"

Rodeio 2017 – O “querer” que apela à “ignorância”

Share Button

Terça-feira, dia 9/05, estava passando pela Estrada Marginal em direção ao bairro Santa Terezinha em Sumaré e cinco vacas cruzavam e comiam tranquilamente as vegetações do canteiro.

Lembrei de imediato do acidente envolvendo os cavalos que escaparam ou foram soltos do local onde ocorria o rodeio de Hortolândia em 2014 e este mesmo evento sendo organizado para o próximo fim de semana.

No ano seguinte, 2015, o rodeio foi cancelado por pressões de ativistas; em 2016, “em briga” na justiça, os organizadores do rodeio, conseguiram ganhar o processo em última instância e realizaram o rodeio ao lado do Terminal Metropolitano.

Este ano, 2017, com o apoio da prefeitura, o evento volta a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade. Estão montando toda a estrutura para o rodeio ou Festa do Peão, como nomeiam, no local original, tendo a Av. Emancipação de frente ao evento e ao lado a Rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença (conhecida como Rodovia Campinas-Monte-Mor) onde ocorreu os acidentes com os cavalos em 2014.

Desde 2014 escrevi algumas matérias com esclarecimentos sobre o rodeio realizado em perímetro urbano, a posicionamento dos ativistas e também as minhas próprias opiniões diantes dos fatos observados. Além dos ativistas, tentei realizar uma entrevista com o organizador do evento de 2016 para que manifestasse suas opiniões; no entanto, apesar de aceitar o convite, o mesmo não compareceu.

No momento, não tenho mais nada para acrescentar diante de tudo o que já escrevi; somente desejo que nenhum animal ou humano venha a sofrer como consequência do “querer” que apela à “ignorância” dos fatos por parte dos organizadores, de apoiadores do evento como a própria administração pública do município e por uma grande parcela da poulação.

Fontes:

Portal de Hortolândia. Hortolândia se prepara para a maior festa da cidade e região. Acesso 12/05/2017. em PDF.

KING, J. Foto meramente ilustrativa. Acesso 12/05/2017.

Leandro Bolina Nascimento

Jornalista e fundador do Hortolândia NEWS.

Facebook Twitter YouTube 

Recomendado