Ribeirão Jacuba ocupa o seu leito natural

Ribeirão Jacuba ocupa o seu leito natural

Share Button

As enchentes de hoje (27/12) ocorridas na região central de Hortolândia retratam afirmações de debates políticos desde 2008 quando foi anunciada a canalização do Ribeirão Jacuba.

Apesar de ativistas e ambientalistas estarem constantemente alertando sobre diversas questões e inclusive sobre a necessidade de respeitar os leitos naturais dos rios, ribeirões e córregos; parece que ainda temos dificuldades de entender este assunto.

Não foi o Ribeirão Jacuba ou seus afluentes (córregos) que invadiram os parques, ruas e bairrosFomos nós que o invadimos, estreitando-o com aterramentos e crimes ambientais cometidos há anos e, se não bastasse, recentemente, o poder público efetiva a canalização do Ribeirão com a promessa de findar com as enchentes na região central e, consequentemente, invadindo, ainda mais, áreas pertencentes ao Ribeirão.

Assim, ruas, prédios e inclusive parques são construídos no leito natural dessas águas usando o lema de preservação ambiental; no entanto, trata-se de meios de se obter mais obras pelo apoio federal contra enchentes nos municípios e estimular a especulação imobiliária na região, conhecida pelo seus alagamentos naturais devido às águas que param e retornam (Remanso Campineiro).

A canalização pode resolver os problemas locais por alguns anos, mas causarão sérios problemas a jusante e, devido ao aumento exponencial dos custos de manutenção do sistema e por ter um tempo de validade, gerações futuras pagarão o preço; no entanto, se forem mais sábias que a nossa geração, recuperarão os cursos naturais do Ribeirão e córregos com a eliminação das canalizações.

Se tudo isso é pouco, ainda temos o problema de assoreamento do Ribeirão Jacuba e de seus afluentes, por falta de uma preservação séria das matas ciliares e, por “falta de educação” de muitos da população que não contribuem para a limpeza e preservação dos mesmos.

Para saber mais sobre a canalização do Ribeirão Jacuba clique aqui.

Fotografia (vista do córrego Santa Clara no Parque Chico Mendes) – Carolina Mellim

Leandro Bolina Nascimento

Jornalista e fundador do Hortolândia NEWS.

Facebook Twitter YouTube 

Recomendado