Não Se Deve Canalizar Rios

Não Se Deve Canalizar Rios, Afirma o Professor Tundisi

Share Button

Depois da afirmação do prefeito Antônio Meira dizendo que é o desejo da prefeitura canalizar todos os rios (córregos) da cidade, o Prof. José Galizia Tundisi afirma que “não se deve canalizar rios em áreas urbanas” e “a indicação está errada”. Tundizi é professor do Instituto Internacional de Ecologia e Membro da Academia Brasileira de Ciências e respondeu a pergunta sobre o tema durante o Fórum Sustentabilidade Hídrica: Perguntas, Desafios e Governança.

Foi explicado ao professor que a administração pública de Hortolândia canalizou o ribeirão levando à eliminação de nascentes e de matas ciliares, além da especulação imobiliária que ainda ocorre na região. Também foi mencionado que a prefeitura promove o cuidado ambiental por meio da recuperação de nascentes e matas ciliares; em contradição à canalização do principal curso de água da cidade. Então, é possível canalizar um ribeirão ou um córrego e ao mesmo tempo dizer que se está cuidando da natureza?

Segundo o Prof. Tundisi, a tendência não é esta. O conceito de países desenvolvidos como EUA, Japão e até mesmo de alguns casos do sudeste da Ásia, não é canalizar os rios, e sim “mantê-los com sua mata ciliar e todo o conjunto de equipamentos ecológicos naturais, dentro da área urbana, o que promove uma melhor qualidade da água (filtragem natural) e também a possibilidade de criação de áreas de lazer”, afirma.

Cita um exemplo clássico das mudanças ocorridas no rio em Seul, capital da Coréia do Sul, onde retiraram todas as vias expressas que estavam sobre as águas e transformaram a região em um espaço onde as pessoas podem ter o contato com o rio, agora recuperado. Também cita o caso do Rio Danúbio aonde chegaram a derrubar prédios para recuperação das várzeas devido a problemas de enchentes.

A indicação está errada (se referindo a Hortolândia). Não se deve canalizar rios em áreas urbanas. Deve-se fazer todo o esforço para mantê-los em condições naturais e recuperá-los, destaca o professor Tundisi.

Leandro Bolina Nascimento

Jornalista e fundador do Hortolândia NEWS.

Facebook Twitter YouTube 

Recomendado