Mutirão de mamografia já atendeu cerca de 500 mulheres

Mutirão de mamografia já atendeu cerca de 500 mulheres

Share Button

Atendimento de convocadas por terem pedido médico se estende até maio

Durante o primeiro mês do mutirão de mamografia, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, mais de 500 mulheres realizaram o exame. O atendimento ocorre até maio no Cesm (Centro Especializado de Saúde da Mulher), unidade de referência no município para a realização de mamografia. O foco da ação são pacientes que já tinham encaminhamento médico registrado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde fazem acompanhamento ginecológico. Elas foram convocadas para fazer o exame de rotina, indicado anualmente ou a cada dois anos, de acordo com a orientação médica. Pacientes com indicação para realizar mamografia de urgência são atendidas imediatamente.

A estimativa é que cerca de 1,2 mil pacientes sejam atendidas na ação, que ainda deve se prolongar pelas próximas semanas. No entanto, o número de pacientes que faltam ao agendamento é expressivo. Até o momento, 75 ausências foram registradas, fator que prejudica a agenda de exames, uma vez que é difícil convocar novas pacientes de forma imediata.

O objetivo do mutirão nos meses de abril e maio é atender a demanda de pacientes encaminhadas pelos ginecologistas para os exames de rotina. Após a campanha de incentivo ao exame preventivo ao câncer de mama “Outubro Rosa”, realizada no último trimestre de 2015, muitas mulheres retornaram à UBS onde fazem acompanhamento e, agora, vão repetir a mamografia.

Uma estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que, a cada ano, surgem 56 novos casos de câncer de mama para cada grupo de 100 mil mulheres. Por isso, a conscientização sobre prevenção e exames para diagnóstico precoce são essenciais para garantir a saúde da mulher.

Sandra Alyne

Jornalista no Departamento de Comunicação da Prefeitura de Hortolândia.

Recomendado