Hortolândia Tem Faculdade da Terceira Idade

Hortolândia Tem Sua Primeira Faculdade da Terceira Idade

Share Button

Primeira faculdade da terceira idade da cidade de Hortolândia

Trata-se da Faculdade Adventista da Terceira Idade (FATI), um projeto da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (IASP), que está sob a coordenação da Profa. Dra. Helena Brandão Viana, e já tem a primeira turma formada desde novembro do ano passado, sendo que as atividades se iniciaram em maio de 2013.

As aulas são ministradas por diversos professores e todos são mestres e doutores na área de gerontologia, o que agrega importância para os alunos que estão vivendo a terceira idade.

Projetos como Universidades ou Faculdades da Terceira Idade são movimentos educacionais que promovem oportunidades para que os adultos mais velhos desfrutem de uma série de atividades relacionadas com o bem-estar na vida adulta, afirma a coordenadora.

OS OBJETIVOS DA FATI SÃO: 

  • Possibilitar às pessoas idosas de nossa comunidade, o acesso à educação, lazer e atividades físicas, pelo oferecimento de cursos e atividades que forneçam crescimento cultural, cognitivo e social, além da vivência das atividades físicas com objetivos específicos à característica dessa população.
  • Estimular o envolvimento da população idosa em atividades sociais, econômicas e culturais.
  • Divulgar informações que permitam a reflexão sobre o processo de envelhecimento com maior qualidade de vida.
  • Proporcionar tempo e espaço nas atividades, para que os idosos possam trocar experiências entre eles e com outras gerações. (Projeto intergeracional a ser instituído posteriormente).
  • Incentivar a participação dos graduandos no projeto de extensão universitária e nos grupos de estudos e pesquisa.
  • Promover intercâmbio com outras instituições que possuam projetos para idosos, ampliando a área de atuação, divulgando nossa instituição e aumentando a oportunidade de convivência e socialização dos alunos idosos, professores e monitores do projeto.

Dentro deste contexto o curso já promoveu diversas atividades dentro de disciplinas como Arteterapia, Fotografia, Biologia do Envelhecimento, Saúde Bucal, Religiosidade, Artesanato, Tópicos em Promoção da Saúde, Qualidade de Vida na Velhice, Memória e Cultura, Espanhol, Artes Cênicas, Expressão Corporal, Canto Coral, Física e Química na prática, Inclusão Digital e Psicologia.

Assim, os alunos interessados podem perceber que o leque de atividades é grande, além da possibilidade de sugerirem conteúdos que compreendam seus interesses pessoais.

O conteúdo tem sido principalmente voltado à área de humanas e artes. “Especificamente na FATI, temos um foco biológico, voltado às questões de Saúde e Qualidade de Vida”, enfatiza a coordenadora.

Graças às mudanças na qualidade de vida das pessoas, podemos dizer que a velhice não é o fim, mas o começo de uma nova etapa (Viana, 2003).

COMO PARTICIPAR

O modelo financeiro adotado pela Faculdade Adventista de Hortolândia foi o de patrocinar o projeto no tocante ao pagamento dos docentes; e cobrar uma pequena mensalidade para compra de uniformes, financiamento dos passeios e festas ao final de cada semestre.

Os envolvidos no projeto desejam que o mesmo contribua com a comunidade idosa da cidade de Hortolândia, que possui mais de 16.000 idosos atualmente, de acordo com o último censo.

Mensalidade: R$ 40,00 por mês

Contato: Helena Brandão Viana

E-mail: [email protected]

Telefone: (19) 2118-8130 ou 2118-8156

Período de Inscrição: permanente, ou seja, os interessados podem se inscrever durante todo o ano.

______________________
* Helena Brandão Viana é Doutora em Qualidade de Vida, Adaptação e Saúde.

Fonte: VIANA, Helena Brandão. Universidade da Terceira Idade: Benefícios e Possibilidades para os Idosos.

A Redação

Por Uma Mídia Livre em Hortolândia.

Facebook Twitter YouTube 

Recomendado