Carlos Rocha versus Ângelo Perugini

Eleições 2008 – Canalização do Ribeirão Jacuba

Share Button

Veja ou reveja o debate entre o candidato a prefeito Carlos Rocha e o atual prefeito, na época, também candidato, Ângelo Perugini, discutindo assuntos sobre o Meio Ambiente; tendo como eixo principal o anúncio em uma placa frente ao antigo Bradesco sobre a canalização do Ribeirão Jacuba com orçamento de 14 milhões de reais.

Segue abaixo a transcrição do debate e o trecho do vídeo da Band com o debate entre os dois candidatos:

Mediador
Aqui está o candidato Ângelo Perugini…
Candidato Ângelo Perugini vai perguntar a quem?

Ângelo Perugini
Carlos Rocha…

Mediador
O senhor tem 30 segundos para perguntar a Carlos Rocha…

Ângelo Perugini
Vamos falar sério Carlos Rocha!
Diga si… Conseguimos implantar 50% de esgoto coletado e tratado na cidade de Hortolândia. O maior marco ambiental da cidade. Iniciamos recuperação de nascentes. Plantamos mais de 50.000 mudas e fizemos educação ambiental.
Veja só. Você acha que esse processo para a recuperação ambiental de Hortolândia é o melhor caminho?

Mediador
Candidato Carlos Rocha tem 1 minuto e meio para responder.

Carlos Rocha
Eu… Fui a primeira pessoa a questionar a canalizar o esgoto e jogar no Ribeirão Quilombo. Era para mim um desrespeito ambiental e a prefeitura autorizou isso… Perugini. Eu não concordo com isso, acho uma estupidez que beira a irresponsabilidade administrativa. O esgoto da cidade que hoje é canalizado é jogado no Ribeirão Jacuba, depois do Ribeirão Jacuba, no Ribeirão Quilombo, próximo já de Sumaré, que é um rio que já está num estado deplorável de destruição. E o que me assustou nesta semana, é passando perto do Bradesco ali, vi uma praca, uma placa enorme do Ministério da cidade com 14 milhões e tá escrito nesta placa: recuperação do Ribeirão Santa Clara e canalização do Jacuba. Agora eu não entendi! Porque o Ribeirão Jacuba, e você sabe morador de Hortolândia, é o único córrego que temos na nossa cidade, e na nossa cidade, o nível de meio ambiente é totalmente devastado. Canalizar o rio é transformar o rio num esgoto a céu aberto em Hortolândia. Você quer isso? Eu acho que é um absurdo! Precisaria entrar com um processo coletivo no Ministério Público pra parar essa obra e o dia que entrar alguém com mais juízo nessa prefeitura aí sim usar esses 14 milhões para recuperar todas as nascentes, para plantar mata ciliar, pra fazer o Parque Linear Jacuba que é nosso projeto, pra fazer o Parque Ecológico do Jardim Amanda, pra reflorestar todas as nascentes, porque Hortolândia é muito pobre de água.

Mediador
Candidato Perugini tem 1 minuto para a réplica…

Ângelo Perugini
Pois é… E já tem gente muito consciente trabalhando na Prefeitura de Hortolândia. Nóis, a mais de 1 ano e meio, criamos um projeto que tá envolvendo grande parte, a maioria dos funcionários públicos. O projeto se chama Hortolândia -2 graus, porque Hortolândia é 2 graus acima de todas as cidades de nossa região. Nóis estamos fazendo a implantação de parques ambientais, sócio-ambientais, em toda a cidade; começa lá no Jardim Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Amanda e na região central onde ele tá citando… Ali vai ter um Parque Linear que começa na Av. Olívio Franceschini e vai terminar na rua…, no viaduto 19 de Abril. Tudo isso integrado para a recuperação das nascentes. O Ribeirão Jacuba não será canalizado, ele vai ser reurbanizado, recuperado todas as nascentes e feito barragens pra gente reter a água dentro do município. Vamos fazer a coleta seletiva do lixo e vamos economizar não só no depósito do lixo, mas vamos também incentivar as cooperativas ampliando a educação ambiental.

Mediador
Candidato Carlos Rocha tem 30 segundos pra tréplica…

Carlos Rocha
Morador de Hortolândia… Passe em frente ao Bradesco e veja a placa que estou dizendo: 14 milhões para canalizar o Ribeirão Jacuba. É um absurdo. Hortolândia é sim a cidade mais quente da região metropolitana e onde mais tem problemas respiratórios porque não tem espelhos dágua; porque o único rio que tem é o Ribeirão Jacuba que é um pequeno rio. A nossa proposta é fazer represamento desse rio, ao longo desse rio pra melhorar o ar na cidade, pra ter menos problemas respiratórios das crianças e da população adulta.

A Redação

Por Uma Mídia Livre em Hortolândia.

Facebook Twitter YouTube 

Recomendado