Centro de Memória de Hortolândia será inaugurado neste domingo (28/09)

Centro de Memória de Hortolândia será inaugurado neste domingo (28/09)

Share Button

Espaço cultural retrata história do município e da Estação Jacuba, sede do Centro

O prefeito Antonio Meira inaugura, neste domingo (28/09), às 9h30min, o Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Júnior”. No espaço, administrado pela Secretaria de Cultura, a população poderá aprender sobre a formação e transformação do município desde a época das sesmarias.

O Centro de Memória está localizado na antiga Estação Ferroviária Jacuba, na Rua Rosa Maestrello, nº 02, Vila São Francisco de Assis, região central do município. A entrada é gratuita e livre para todas as idades. A partir da inauguração, o Centro de Memória estará aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O órgão possui atrações permanentes e temporárias. Um dos memoriais é dedicado à história da Estação Jacuba, outro às famílias de Hortolândia. O espaço conta também com dois laboratórios interativos, sala multiuso para abrigar workshops e exposições temporárias e biblioteca técnica.

A inauguração do Centro de Memória me emociona porque o espaço vai compartilhar com visitantes de Hortolândia e região a história da nossa cidade, que começa no entorno da Estação Jacuba, prédio mais antigo da cidade. É um importante equipamento cultural para nossa população, para os moradores antigos, para os que estão chegando e para as gerações futuras. Preservar a história e a identidade de Hortolândia é uma das prioridades do nosso governo na área de cultura, disse o prefeito Antonio Meira.

O visitante poderá fotografar (preferencialmente sem flash) e filmar sua experiência no Centro de Memória, além de compartilhar tudo pela internet, graças à rede wi-fi disponível no ambiente. A previsão é que, até 2016, o acervo do Centro de Memória esteja disponível para consulta também em versão digital.

Preparamos uma manhã especial para a população de Hortolândia. Além das apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e do Grupo de Câmara VibraSax, o visitante que prestigiar a inauguração vai conhecer em primeira mão as exposições do Centro de Memória”, destaca o secretário de Cultura, Glauco Costa.

Lançaremos também, em parceria com os Correios, um Carimbo Postal comemorativo e um Selo personalizado, ambos alusivos à Inauguração do Centro de Memória Leovigildo Duarte Júnior/Estação Jacuba, completa.

SERVIÇO
O quê: Inauguração do Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Júnior”, com  apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e do Grupo de Câmara VibraSax
Quando: 28/09, às 9h30min
Onde: Antiga Estação Ferroviária Jacuba – Rua Rosa Maestrello, nº 02, Vila São Francisco de Assis, região central.

Edição – Ane Medina Néri

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Hortolândia

Karen Natasha

Karen Natasha

Estagiária no Departamento de Comunicação da Prefeitura de Hortolândia

Facebook 

Recomendado