Boldrini investe em método inovador para identificar leucemia ph-like

Boldrini investe em método inovador para identificar leucemia ph-like

Share Button

Investimento alocará recursos de campanha

O Centro Infantil Boldrini desenvolverá de forma inédita método para identificar as alterações genéticas da célula leucêmica durante o diagnóstico do paciente. Cerca de 15% dos pacientes diagnosticados com leucemia linfoide aguda são portadores de uma mutação genética chamada BCR-ABL1-like ou leucemia ph-like. Estes irão se beneficiar com o novo método que, pela primeira vez, será utilizado para discriminar esse subtipo de LLA. No Brasil, esse tipo específico de leucemia atinge anualmente cerca de 450 crianças das 3.000 diagnosticadas com LLA.

A estratégia do Boldrini é identificar no momento do diagnóstico o portador de leucemia ph-like que, normalmente, não responde à quimioterapia convencional, para que ele seja tratado rapidamente com droga-alvo contra ph-like. Segundo o pesquisador do Boldrini, doutor José Andrés Yunes, dados de pesquisas internacionais revelam que crianças tratadas com medicamento-alvo contra leucemia ph-lke responderam bem ao tratamento, com a remissão da doença.

Os casos identificados com ph-like serão submetidos a uma análise de sequenciamento de RNA para identificar aqueles que apresentam fusões gênicas do tipo ABL, pois esses casos respondem a tratamento com inibidores específicos, afirma o doutor Yunes.

O Centro Boldrini também investirá na criação de um aplicativo que facilita a comunicação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando da suspeita de câncer, e o hospital. Segundo a doutora Silvia Brandalise, presidente do Boldrini, o aplicativo terá caráter educativo e facilitador do contato com os especialistas do hospital.

Os investimentos para a implantação desses projetos receberão recursos da campanha McDia Feliz, que acontecerá no dia 27 de agosto em Campinas e cidades da região, beneficiando o Boldrini e a Casa Ronald com a venda de sanduíche Big Mac (vendidos separadamente ou na promoção número 1), exceto os impostos. Por isso, o Boldrini inicia a venda antecipada dos tíquetes. Os interessados podem solicitar por e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3787-5115. O valor de cada tíquete é de 15,50 reais.

Centro Infantil Boldrini – maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 38 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente cerca de 10 mil pacientes estão em tratamento no hospital, vindos de várias cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.  www.boldrini.org.br

A Redação

Por Uma Mídia Livre em Hortolândia.

Facebook Twitter YouTube 

Recomendado