Anatomia de uma epidemia - As drogas psiquiátricas

Anatomia de uma epidemia – As drogas psiquiátricas

Share Button

No dia 2 de junho, às 10h30, na Sala da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o jornalista Robert Whitaker ministrou a conferência “Anatomia de uma epidemia: história, ciência e os efeitos a longo prazo. O evento, que foi transmitido ao vivo pelo link http://www.fcm.unicamp.br/videoconferencia/streaming, foi organizado pelo professor Mario Eduardo Costa Pereira (LaPSuS).  Abaixo segue o vídeo da conferência:

Sobre o tema

Drogas psiquiátricas são regularmente prescritas para uso de longo prazo. O entendimento é que esta prática reduz o risco de recaída. No entanto, uma revisão aprofundada da literatura científica revela uma conclusão diferente:

Embora muitas pessoas possam melhorar com drogas psiquiátricas em tratamentos de longa duração, de um modo geral, esses medicamentos tendem a piorar os resultados de longo prazo: eles aumentam a probabilidade de que o transtorno venha a ter um curso crônico.

A revisão da literatura sobre resultados a longo prazo fornece um fundamento baseado em evidências para repensar o uso desses tratamentos. Além disso, essa conferência discute as influências financeiras presentes na psiquiatria americana que afetam a divulgação de informações sobre drogas psiquiátricas e influenciam a construção dos diagnósticos nos DSM da Associação Psiquiátrica Americana.

O palestrante

É jornalista e escritor especializado em medicina, ciências e história, internacionalmente reconhecido. Em 2011, seu livro Anatomy of an epidemics: Magic Bullets, Psychiatric Drugs, and the Astonishing Rise of Mental Illness in America recebeu o titulo de “Melhor livro de jornalismo Investigativo do Ano” pela Investigative Reporters and Editors, Inc. (IRE). No mesmo ano, o trabalho foi objeto de um extenso debate lançado por Marcia Angell, editora do New England Journal of Medecine, na New York Review of Books e conferencista da Harvard Medical School.

Mais informações
Telefone (19) 3521-8819 ou e-mail [email protected]

Veja abaixo alguns vídeos e documentários encontrados no Youtube que estão relacionados com o tema desta matéria:

Fonte: Ascom – Unicamp

A Redação

Por Uma Mídia Livre em Hortolândia.

Facebook Twitter YouTube 

Recomendado